19 março 2024

VIRACO 45 anos

No dia 16 de março de 2024 o Motoclube VIRACO realizou sua tradicional festa de comemoração de aniversário, a qual realiza a cada 5 anos. No dia 13 de fevereiro o motoclube completou 45 anos de existência. Abaixo um texto que foi preparado pela diretoria e utilizado no cerimonial da festa.     


São muitos os sentimentos quando comemoramos o aniversário. São emoções, lembranças, alegrias mas, o sentimento mais forte que podemos ter é o de gratidão.

Gratidão por aqueles que antigamente se juntavam na praça de Horizontina para combinar passeios a cidades vizinhas, através de estradas de terra exigindo habilidade e muitas vezes era necessário, até mesmo, retirar paralamas, piscas e espelhos para evitar danos.

Gratidão pela coragem de 16 amigos que, em 13 de fevereiro de 1979 foram ousados e fundaram o Motoclube VIRACO, uma associação, com estatuto e diretoria eleita, tendo todos os requisitos para ser o primeiro grupo de motocliclista devidamente registrado no Brasil.

Gratidão maior ainda a esses 16 sócios fundadores que, além da ousadia, foram perspicazes ao definir o nome do motoclube dando sentido a cada sílaba através dos adjetivos que julgavam ser necessário para ser um bom motociclista:

VIsão de águia

RApidez de um raio

COragem de leão

Isso é VIRACO

Gratidão aos associados que desde o início tiveram a preocupação de serem bons cidadãos e contribuir com a sociedade, participando nos desfiles de 7 de setembro, de 20 de setembro, organizando gincanas, construindo pistas e organizando provas de bicicross. Quem não lembra da pista da Pampa, onde hoje é o centro de convivência, da pista onde hoje é o prédio do Mauri Schuh ou da pista no terreno abaixo do Zaleski.

Gratidão aos associados que lá em 1982 organizaram a primeira grande corrida de motos, denominada 1º Trail de Horizontina e depois várias provas de enduro de velocidade com percursos de Horizontina a Ilhas do Chafariz.

Gratidão aos associados e todos envolvidos que, em 1986 tiveram a iniciativa de criar o Passeio Ecológico onde distribuíam presentes as crianças do interior e plantavam árvores nas terras que normalmente eram utilizadas para a prática de trilha. E fizeram isso por 22 anos seguidos.

Gratidão aos associados que em 1987 inauguraram a primeira pista de motocross no Lajeado Seko, terras do Hipólito Staniki. De mais uma pista construída junto ao Parque de Rodeios e auxílios na construção de pistas no Balneário Amizade, em Cascata e atual pista no Parque de Exposições.

Gratidão aos associados que realizaram inúmeras provas de Enduro de Regularidades que contavam com a presença de pilotos de todos os estados do sul e movimentavam nossa cidade.

Gratidão aos associados que se esforçam em manter o motocross em nossa região. Esse esporte de muita adrenalina e que, devido aos custos vem perdendo praticantes e perdendo, pistas para sua prática. Hoje, em Horizontina somos a única pista da região com condições de receber provas do Campeonato Gaúcho.

Gratidão aos associados que se empenham em realizar viagens de motos, com roteiros espetaculares e desafiadores, praticando turismo com suas grandes motos e compartilhando as amizades em uma família.

Gratidão aos associados que gostam de fazer trilhas. Organizam e saem aos sábados para se divertir e desestressar, passando por desafios, rios, subindo morros, descendo ladeiras e muitos outros desafios. Que também organizam trilhas para integração com outros grupos como a famosa Trilha do Lobisomem que é uma trilha noturna e o Two Days que é uma trilha de dois dias.

Gratidão a todos os associados e suas famílias que sempre se doam ao motoclube quando organizamos eventos e festas com essa. Que sabem que uma associação é feita com a contribuição e empenho de todos, que não existe diferenças, que todos formam uma grande família.

E o futuro? Como será? Só Deus sabe...

Mas o que sabemos é que aqui todos desejamos continuar fazendo muitas trilhas, viagens de moto, praticar motocross e nos reunir para comemorar novos aniversários e a união dessa grande família denominada Motoclube VIRACO.

Que venham os próximos 45 anos! 

Obrigado.